|
O cinema brasileiro teve em 2007 um ano praticamente estável, com ligeiro crescimento tanto em público quanto em renda. Ao todo, 10,3 milhões de espectadores assistiram a filmes brasileiros – um crescimento de 3,8% em relação aos 9,9 milhões de 2006. Esse número, por sua vez, representou um market share de 11,6%, praticamente a mesma participação de mercado de 2006 (11%). Em renda, os resultados acumulados ficaram em R$ 79,1 milhões, contra RS$ 73,7 milhões de 2006 (+6,8%).
Mais uma vez, o número de lançamentos nacionais no circuito comercial bateu recorde: foram 82 estréias (em 2006, 72). Mas a divisão de público entre os títulos foi novamente bastante desigual, com apenas dois filmes concentrando cerca de 42% do público.
O campeão do ranking nacional foi o polêmico Tropa de elite, com 2,4 milhões de espectadores. O filme tinha data de estréia prevista para novembro, mas chegou ao mercado pirata em meados de agosto, tornando-se um fenômeno sem precedentes na história do cinema brasileiro. A rápida disseminação no mercado pirata obrigou a distribuidora Universal a antecipar a estréia nos cinemas para 5 de outubro. Depois de muito debate, ainda não é possível afirmar com certeza se a pirataria ajudou ou prejudicou o desempenho de bilheteria do filme, mas, segundo uma pesquisa encomendada pelos produtores, realizada pelo Ibope, estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas tenham assistido à versão pirata de Tropa de elite, seja em DVD comprado na rua ou em arquivo baixado na internet.
A comédia A grande família– O filme, adaptação da série da rede Globo, lançada em janeiro pela Europa/MAM, atraiu pouco mais de dois milhões de espectadores e ficou em segundo lugar no ranking nacional (tabela 21). No ranking geral da retomada, quatro títulos de 2007 aparecem entre os 50 mais vistos, e apenas um deles, Tropa de Elite, entre os dez mais, em quinto lugar (tabela 23).
No critério de faixa de público (tabela 22), nenhum filme de 2007 ultrapassou a marca de três milhões de espectadores, faixa que, em 2006, contou com a comédia Se eu fosse você. Dois filmes ficaram na faixa de um a três milhões (Tropa de Elite e A grande Família), e, na faixa média, entre 500 mil e um milhão de espectadores, aparecem dois filmes: Primo Basílio, com 838 mil espectadores, e a animação Turma da Mônica em uma aventura no tempo, com 531 mil ingressos vendidos.
A faixa entre 100 e 500 mil espectadores foi a que mais cresceu em comparação com 2006, com 12 filmes, ou 15% do total de títulos do ano. Já 32% dos títulos lançados, 26 filmes, fizeram de 10 a 100 mil espectadores. Assim como em 2006, a faixa de público com maior quantidade de títulos foi a mais baixa, aquela com os filmes de menos de 10 mil espectadores, que teve 40 filmes em 2007, quase a metade de todos os filmes nacionais lançados.
A produção nacional de documentários, que vem crescendo anualmente, também bateu recorde de quantidade de estréias, com 29 títulos lançados em 2007. O mais visto foi O mundo em duas voltas, com 59 mil espectadores, seguido de perto por Cartola – música para os olhos, com 54 mil.
A maior abertura do ano foi de A grande família – O filme, com 288 mil espectadores, 14% do total de público do filme. Tropa de elite, apesar da grande expectativa em torno de seu lançamento, ficou em segundo lugar, com 177 mil de público no primeiro fim de semana. É importante ressaltar, porém, que o filme teve estréia, em 5 de outubro, limitada a Rio de Janeiro e São Paulo, abrindo para o resto do país na semana seguinte. A abertura representou apenas 7% do público total, provando a boa sustentação e a repercussão do filme. (tabela 25)
|
|